Dúvidas

1-Qual a área de atuação da Faculdade Para Todos?
FPT: Atualmente temos vínculo somente com Faculdades na cidade de São Paulo

2-O que é o NOVO FIES?
FPT: É um financiamento que pode ser contratado pelos alunos em qualquer época do ano.

3-Mesmo que eu já esteja estudando posso solicitar este financiamento?
FPT: Pode sim, você pode solicitar o NOVO FIES a qualquer momento.

4-Como funciona?
FPT: Após a sua aprovação no vestibular, você fará a sua matrícula na faculdade, neste momento você será encaminhado a uma agencia bancaria da Caixa ou Banco do Brasil para obter o benefício.

5-Mas o FIES exige um fiador?
FPT: Sim é necessário você possuir um fiador.
Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária. 
Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

6-O que é a fiança convencional?  
FPT: A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores apresentados pelo estudante ao Agente Financeiro, observadas as seguintes condições: no caso de estudante beneficiário de bolsa parcial do ProUni, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual à parcela mensal da semestralidade, observados os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela IES, inclusive aqueles concedidos em virtude de pagamento pontual. Nos demais casos, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da parcela mensal da semestralidade.
 

7-O que é a fiança solidária? 
 FPT: A fiança solidária constitui–se na garantia oferecida reciprocamente por estudantes financiados pelo FIES reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais.

O grupo de fiadores solidários deve ser constituído no Agente Financeiro (instituição bancária) no ato da contratação do financiamento por parte dos estudantes. Cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, sendo vedado aos membros do grupo o oferecimento de outro tipo de fiança a qualquer estudante financiado pelo FIES.

Para a constituição do grupo da fiança solidária, não será exigida comprovação de rendimentos dos membros do grupo. Os membros do grupo de fiadores solidários devem obrigatoriamente ser estudantes da mesma instituição de ensino, matriculados no mesmo local de oferta de cursos.


8-O que é o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)? 
FPT: O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) é uma opção para os estudantes que desejam financiar cursos superiores não gratuitos e tenham dificuldade em apresentar fiador.
 

9-Quem pode recorrer ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)?
 FPT: Podem recorrer ao Fundo:
  • Estudante matriculado em cursos de licenciatura;
  • Estudante com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) que opte por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa.
 
10-Como recorrer ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)? 
FPT: Para recorrer ao Fundo, o estudante deverá, no momento da inscrição, optar por essa modalidade verificando se a instituição na qual pretende ingressar aderiu à iniciativa, já que a adesão das instituições participantes do FIES ao Fundo é voluntária.

11-Então significa que eu estudo de graça?
FPT: Na verdade não, você terá seu curso pago pelo Governo Federal, isto é, a Faculdade receberá as suas mensalidades de um fundo governamental e até 18 meses após formado, você deverá arcar com o financiamento. 
O aluno terá o triplo de tempo da duração do seu curso para pagar, ou seja, em um curso de 2 anos o aluno poderá pagar o seu financiamento em até 6 anos. Este prazo pode se estender em até 20 anos. Neste período você já deverá estar trabalhando em sua profissão.

12-E eu terei que pagar este empréstimo?
FPT: Sim, mas você terá uma carência de até 18 meses após o termino de seu curso e poderá parcelar em até 196 meses (16 anos), exceto se escolher alguma carreira de licenciatura, onde você será professor da rede de ensino nacional, esta modalidade terá a quitação integral do débito, este é um incentivo do governo federal na formação de novos professores devido a carência existente destes profissionais.

13-Quanto vou pagar de juros, deve ser muito alto?
FPT: Não, o NOVO FIES é o produto mais barato do mercado, a taxa de juros anual é de 3,4% ao ano, ou apenas 0,28% ao mês e as parcelas são pré-fixadas, assim será possível você fazer uma programação e cumpri-la até o final, e isto após estar formado.

14-O que mudou da versão antiga para esse NOVO FIES?
FPT: Muitas coisas:
  • Agora dá para financiar até 100% do valor do curso e solicita-lo em qualquer momento do ano. (Clique aqui e veja a tabela de limites de financiamento)
  • A taxa de juros foi reduzida de 6,5 para 3,4% ao ano.
  • A carência agora é de 18 meses após a sua formação.
  • Caso você tenha pago alguma mensalidade antes de solicitar o NOVO FIES, será reembolsado ou caso tenha até 5 mensalidades atrasadas, estas poderão ser inclusas no financiamento.
  • O NOVO FIES significa tranqüilidade financeira e segurança para você concluir sua graduação em uma das unidades do grupo UNIESP.

15-Se eu já tiver o PRÓUNI posso solicitar o NOVO FIES?
FPT: Claro que pode, pois o PRÓUNI não tem nada haver com o NOVO FIES, eles poder ser acumulados pelo mesmo aluno por um ser um desconto e o outro um financiamento.

16-Preciso participar do ENEM?
FPT: De acordo as novas regras de ensino do MEC, todo candidato a Universidade que tenha se formado no ensino médio a partir de 2010 terá obrigatória sua participação no ENEM para que possa efetuar sua matrícula em qualquer Universidade que tenha sido aprovado no processo seletivo. 

17-Posso fazer minha inscrição se eu estiver com meu nome negativado ("sujo")?
FPT: Não. Para obter o benefício do Novo Fies é necessário que seu nome não esteja negativado.

18-Tenho que pagar algo para me inscrever?
FPT: O preço de inscrição para o processo seletivo deve ser verificado com cada faculdade. Muitas vezes fazendo sua inscrição pelo nosso site, você consegue isenções.